terça-feira, 13 de março de 2012

Introdução ao MKT

Olá queridos leitores!

Esta primeira postagem trata de um assunto que todos enfrentamos diariamente: o diabo do marketing. Não que eu ache um diabo, na verdade eu adoro! Só que às vezes é difícil lembrar de todos aqueles conceitos que aprendemos, então, para refrescar a memória de todo mundo, vai aí um esqueminha bem didático:

Comecemos com a definição de marketing. "Que saco, hein, Manu Jones? Todo professor fala isso..."
É né, só que tem gente que não presta atenção, dorme na aula, fica jogando ou é burro mesmo, daí eu acho que todos merecem uma segunda chance... Além disso, eu conheço uma pá de gente que diz que marketing é propaganda e que endomarketing é festinha de aniversário pros funcionários... Pelo sim, pelo não, acho que é bom começar do zero:

Quem não conhece o Deus do Marketing deve entrar logo pra igreja do Sr. Phillip Kotler. Esse cara é considerado por muitos profissionais como o grande guru do marketing, e a ideia dele é a seguinte:

"Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos obtêm aquilo que necessitam e/ou desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos/serviços de valor com outros"

Difícil, né? Essa definição, embora completa, não é nada prática. Do mesmo autor, temos uma mais simples:

"A tarefa do Marketing é descobrir necessidades não atendidas e fornecer soluções satisfatórias"

O conceito de marketing não pode ser completamente conceituado numa pequena frase, simplesmente porque não cabe. Lembremos então de pensar sempre "fora da caixinha" e não engessar nossa área de estudo. Dificilmente podemos dizer "isto não é marketing", justamente por se tratar de um conceito tão amplo e abrangente que aplicamos todos os dias até nas nossas pequenas ações.


Mas, por uma questão didática, vamos combinar a mesma linha de raciocínio. Voltando às definições, a que eu (pessoalmente, na minha modestíssima opinião) mais gosto é a da Associação Americana de Marketing:


"Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado"


Lindo, não? Esta é a mais completa e mais clara definição de marketing, e, como dá pra reparar, envolve uma série de fatores internos e externos, e é aí que a gente entra agora:


Ambientes de um programa de MKT

Já passamos pela chatice do "o que é mkt?" então vamos para o próximo passo.
Identificar os ambientes e diferenciá-los não é tarefa fácil, mas extremamente necessário para o planejamento de qualquer coisa, até mesmo uma campanha publicitária (é, e você aí publicitário se perguntando "oxi, que que eu tenho a ver com isso, Manu Jones? Sou diretor de arte!" taí seu motivo)

Listando os ambientes: 
  1. Sócio-cultural
  2. Demográfico
  3. Tecnológico
  4. Político-legal
  5. Econômico 
  6. Ecológico (a nova tendência do mercado é a sustentabilidade)
Lembrando que tanto a análise do macroambiente interno quanto a do externo têm que pontuar todos os fatores listados acima. Na análise SWOT, ou, para os íntimos, FOFA, cada força, fraqueza, ameaça ou oportunidade deve ser observado pelos aspectos sócio-culturais, demográficos, econômicos, tecnológicos e por aí vai... 

 Essa estrutura de ambiente estará presente em todos os trabalhos daqui pro final do curso. Não adianta querer passar numa matéria sem saber o que é macro ou microambiente.
Notem que a propaganda é uma ferramenta do marketing e que os dois estão longe de significar a mesma coisa. Abaixo, uma relação das ferramentas do marketing.

As ferramentas de marketing são: 
Propaganda
Publicidade
Promoção de  vendas    
Pesquisa de
mercado
Merchandising
Pré-venda
Vendas
(processos, métodos e abordagens)
Pós-venda
Preço
Assistência técnica
Relações públicas
Assessoria de imprensa
Desenvolvimento de produtos
Conveniência
Logística/distribuição
Produtos
Excelência no atendimento a clientes (serviços)  
Marketing pessoal
Treinamento (todos)
Marketing direto (mkt de relacionamento / mkt de fidelização / database mkt)
Telemarketing
Franchising / franquias
Ponto de venda
Embalagem
Internet
Estratégias de lançamento de produtos
Logotipo
Marca
Banco de dados
(Database) 
Endomarketing
Benchmarking
Marketing reverso (estimular o fornecedor a desenvolver o produto para o cliente)
Imagem
Layout de estabelecimentos
Vitrines
Fachadas


Bom queridos, este foi o primeiro post, espero que vocês tenham gostado da abordagem! Dúvidas, críticas, sugestões e elogios podem ser feitos por meio dos comentários ou e-mail.

Obrigada e até a próxima!

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