quarta-feira, 14 de março de 2012

Atendimento e Planejamento de Campanha - Aula

6º SEMESTRE - COMUNICAÇÃO SOCIAL
PROFESSORA: MARIA GLÁUCIA MAGALHAES
Atendimento Publicitário



Publicidade e Propaganda


Embora usados como sinônimos, os vocábulos publicidade e propaganda não significam rigorosamente a mesma coisa.

Publicidade
- deriva do público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de tornar público um fato.

Propaganda
é definida como a propagação de princípios e teorias;

“Deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de mergulhia, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo”
(Sant’Anna, 2002).

Propagare, por sua vez, deriva de pangere, que quer dizer enterrar, mergulhar, plantar. Seria então a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos de algum partido.

Publicidade significa, genericamente, divulgar, tornar público;
Propaganda compreende a ideia de implantar, de incluir uma ideia, uma crença na mente alheia.

“Comercialmente falando, anunciar visa promover vendas e para vender é necessário, na maior parte dos casos, implantar na mente da massa uma ideia sobre o produto”. (Sant’anna)

Publicidade é um meio de tornar conhecido um produto, um serviço ou uma organização;
Seu objetivo é despertar o desejo pelo produto ou serviço;
E que faz isso abertamente, sem encobrir o nome e intenções

Anúncios são pagos

Agência de Publicidade –
“pessoa jurídica especializada na arte e na técnica publicitária, que através de especialistas, estuda, concebe, o executa e distribui propaganda aos veículos de divulgação, por ordem e conta de clientes-anunciantes, com o objetivo de promover a venda de produtos e serviços, difundir ideias ou informar o público a respeito de organizações ou instituições colocadas a serviço deste mesmo público (Decreto nº57.690/66)

“Agência de publicidade é uma empresa independente sem filiação legal ou econômica com o anunciante, que se dedica ao planejamento, execução e distribuição da publicidade de qualquer firma que precise de tais serviços” (Sant’anna, 2003).


Departamentos tradicionais de uma agência:
1- Atendimento;
2- Mídia;
3- Criação;
4- Produção.


Atendimento publicitário: estudar e aprofundar o conjunto do problema comercial; discutir o objetivo publicitário; apresentar planos e projetos da agência, acompanhando a sua execução e garantindo a sua execução; estudar e criticar os trabalhos e projetos da agência.

Agir como agência, pensar como cliente;

Agir como agência: completo conhecimento das técnicas de comunicação, das múltiplas opções de utilização dessas técnicas e da melhor forma de administrar as ações definidas;

Pensar como cliente:
controle das informações da empresa e do mercado, agindo objetivamente na busca de resultados, maximizando a utilização das verbas e orientando as técnicas de mensuração de retorno para eventuais correções de rumo.

Funções do atendimento:
  • Analisar o problema comercial do cliente e traduzi-lo para a agência por meio do briefing;
  • Sugerir soluções sob o ponto de vista publicitário (determinar objetivos);
  • Elaborar e apresentar os planos (planejamento);
  • Orientar e acompanhar a execução dos trabalhos;
  • Garantir o controle das atividades (orientação e alinhamento da agência; administração de prazos);
  • Avaliar as diversas etapas do trabalho e discutir os resultados, corrigindo as falhas e revisando o plano original;
  • Estabelecer uma relação de confiança mútua e empatia entre agência e o cliente (parceria);
  • Documentar a conta (relatório, pedidos, aprovação etc.);
  • Preocupar-se com a conta (ficar atento);
“O bom profissional de atendimento é aquele que consegue fazer o cliente gostar e confiar na agência, e a agência gostar e confiar no cliente”. (Ferrari, 2001)

“O profissional de atendimento é o responsável pela liderança do processo de comunicação, tanto dentro da Agência, quanto dentro do Cliente”
. (Longo, 1989)


“Uma agência só poderá colaborar eficientemente para o sucesso de seu cliente se junto com ele, quase como uma sociedade, pensar como cliente e, por outro lado, o cliente, baseado na mesma comunhão, deixá-la agir como agência. E essa é a tarefa do Atendimento”
. (Longo, 1989)

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